quinta-feira, maio 19, 2005


Formação


Zoe de Camaris (Monica Berger) é formada em Letras pela PUC-Paraná e pós-graduada pela UFOP-MG, onde foi professora de Lingüística. Trabalhou como redatora e revisora em agências de publicidade e foi coordenadora da Gibiteca de Curitiba. Começou seus estudos relacionados ao Tarot em 1984 como auto-didata. Mais tarde participou de cursos no Rio de Janeiro e em sua cidade, Curitiba, unindo interesses afins em Mitologia e Antropologia do Imaginário.
Em 1991 foi convidada para ministrar uma palestra na Semana da Mulher, em Termas de Jurema-PR. Nessa ocasião, foi despertado seu interesse pela dimensão sagrada do feminino, que mais tarde se traduziria no livro Cy, a Deusa do Brasil, ainda inédito.
Incluiu o Tarot nos seus estudos de especialização no intuito de revalidá-lo como um sistema de linguagem visual adequado às prática interdisciplinares, na leitura do universo cinematográfico, literário e das Artes Plásticas.
Em julho de 1998, cursando o mestrado, apresentou a palestra O 14º Mistério - a transubstanciação, baseando-se em convergências e analogias entre as lâminas do Tarot, a Alquimia e imagens sacras do barroco mineiro no Congresso Internacional Ouro Preto 300 anos - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura-UFOP.

No mesmo ano, foi autora de uma comunicação no ICHS-UFOP intitulada Similaridades alegóricas: o Triunfo e os Trunfos traçando relações entre as lâminas do Tarot e o Triunfo Eucarístico, procissão barroca de 1733.
Em feveiro de 2007 esteve no décimo sexto Encontro para a Nova Consciência, participando de mesas-redondas com as seguites comunicações e palestras:
* O Tarot no Cinema
* O Tarot na Literatura
* AutoConhecimento
* O Sagrado Feminino no Paganismo Contemporâneo

Ofereceu os seguintes cursos e workshops:

Curso de introdução ao Tarot
Centro Integrado de Energia
Curitiba - PR
Maio de 1995
Deusas Brasileiras, uma visão antropofágicaWorkshop Duetto Produções
Vitória - ES
21 a 23 de novembro de 2003

Tarot - Rotas de Leitura
Espaço Utopia
Curitiba-PR
Abril/Maio - 2004

Leia Tarot no Cinema
Espaço Utopia
Curitiba-PR
Junho/Julho - 2004
Tarot - Caminhos do CoraçãoEspaço Utopia
Curitiba-PR
Setembro/Outubro - 2004

Tarot - Rotas de Leitura - módulos I e II
Curitiba-PR
Agosto/Novembro - 2005

Tarot - Curso regular
Curitiba-PR
I Semestre de 2006

Na Internet:

Zoe de Camaris
2006

Nenhum comentário: